Christopher cresceu e estudou nos EUA. Na sua juventude, trabalhou em um supermercado, uma empresa de jardinagem, um lava-jato e um fliperama. Achou tudo isso muito cansativo, e ingressou na Rice University em busca de uma carreira melhor. Foi difícil escolher entre estudar História ou Engenharia, mas optou pelo último e trabalhou algum tempo na IBM, AMD e Intel. Subiu na carreira e quando a vida ficou fácil demais, decidiu emigrar para Porto Alegre, Brasil, para trabalhar numa startup de games chamada Southlogic Studios.
Muitas pessoas acharam esta mudança um pouco radical, mas no fim deu tudo certo. Christopher trabalhou dez anos como sócio-diretor da empresa e negociou dezenas de contratos com empresas estrangeiras. Ao longo do caminho, participou da criação de dezenas de games nos cargos de diretor criativo, game designer, produtor, roteirista e outros. Também atuou algum tempo como Coordenador de Estúdio e Diretor Criativo da Ubisoft Brasil, mas acabou trocando a vida corporativa para uma carreira na escrita e na educação. Passou dez anos escrevendo para games, desenhos animados, RPG de mesa, literatura e quadrinhos, e deu aulas nos cursos de Design de Games da Feevale e UniRitter.
Hoje em dia, Christopher é Diretor de Desenvolvimento na Aquiris, um dos maiores estúdios de games do Brasil. As obras do Christopher já foram publicados em dezenas de idiomas e concorreram vários prêmios, como o Prêmio Nebula, o “Oscar” da literatura fantástica e o Prêmio ENnie, o maior prêmio do mundo para jogos de RPG de mesa. Christopher é fundador do Concurso Hydra e co-fundador da Odisseia de Literatura Fantástica.
A série A Bandeira do Elefante e da Arara vem da sua paixão pela história e cultura brasileira.
Se você gostaria de entrar em contato com o autor, ele pode ser encontrado no e-mail na imagem abaixo: (sem link para evitar spam)
(Página atualizada em outubro de 2024)
Honras
• Patrono, 30º AnimeXtreme, 2022
• Vencedor, Goblin de Ouro 2022, Melhor Aventura (ref Flagellum 1)
• Finalista, Goblin de Ouro 2022, Melhor Aventura (ref Flagellum 2)
• Finalista, Prêmio Ludopedia 2021, Suplemento RPG do Ano – Designer Nacional
• Finalista, Prêmio Ludopedia 2021, Suplemento RPG do Ano
• Vencedor, Prêmio Ludopedia 2020, Suplemento RPG do Ano – Designer Nacional
• Finalista, Prêmio Ludopedia 2020, Suplemento RPG do Ano
• Vencedor, Prêmio Ludopedia 2019, RPG do Ano – Designer Nacional
• Finalista, Prêmio Ludopedia 2019, RPG do Ano
• Vencedor, Prêmio ENnie de 2019 (EUA), Seleção do Júri
• Finalista, Prêmio Cubo de Ouro de 2018, Melhor Jogo de Mesa
• Artista Homenageado, 7º Anime Beach, setembro de 2018
• Finalista, Prêmio AGES de 2018, Livro do Ano – Categoria Especial
• Finalista, Prêmio Argos de 2017, Melhor Romance
• Finalista, Prêmio AGES de 2017, Livro do Ano – Categoria Juvenil
• Livro do Mês, Passo Fundo – Capital Nacional da Literatura, maio de 2016
• Autor Homenageado, XX Feira do Livro da EMEF Vila Monte Cristo, 2015
• Patrono, Feira do Livro da EEEF Mané Garrincha, 2015
• Finalista, Prêmio AGES de 2015, Livro do Ano – Categoria Especial
• Finalista, Prêmio Argos de 2014, Melhor História Curta
• Homenagem Mondo Estronho de 2014 pela co-idealização da Odisseia de Literatura Fantástica
• Amigos do Livro de 2014 pela co-idealização da Odisseia de Literatura Fantástica
• Trofeu Vasco Prado, 14ª Jornada de Literatura, Passo Fundo, 2011
• Voto de Congratulações, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, 2011
• Vencedor, Prêmio Realms of Fantasy (EUA) de 2011, Melhor História
• Finalista, 2011 Prêmio Nebula (EUA), Melhor Noveleta
Roteiros audiovisuais
Longa-Metragem (coroteirista)
o Edificio Bom Fim, um filme de Ligia Walper, 2024
Desenhos Animados (roteirista)
o “Na praia”, episódio da web série Bubu Fun, fevereiro de 2020
o “Selfie”, episódio da web série Bubu Fun, janeiro de 2020
o “Situações de acampamento”, episódio da web série Bubu Fun, janeiro de 2020
o “Mudando o look (ou não?)”, episódio da web série Bubu Fun, outubro de 2019
o “Bubu no supermercado”, episódio da web série Bubu Fun, outubro de 2019
o “Mala cheia”, episódio da web série Bubu Fun, setembro de 2019
Desenhos Animados (colaborador)
o “Assando Biscoitos”, episódio da web série Bubu Fun, abril de 2020
o “Cinco minutos”, episódio da web série Bubu Fun, março de 2020
o “Enlatado”, episódio da web série Bubu Fun, março de 2020
o “Sem sinal”, episódio da web série Bubu Fun, dezembro de 2019
o “Dia do cabelo rebelde”, episódio da web série Bubu Fun, novembro de 2019
o “O aniversário”, episódio da web série Bubu Fun, setembro de 2019
Literatura e RPGs
Role-Playing Games
o Flagellum Amāzonis: A Mãe Serpente do Mundo, com Marco Poli de Araujo, Devir Livraria, novembro de 2021
o Flagellum Amāzonis: A Ilha Abandonada, Devir Livraria, janeiro de 2020
o A Bandeira do Elefante e da Arara: Livro de Interpretação de Papéis – Edição expandida, Devir Livraria, março de 2019
________Reeditado como The Elephant and Macaw Banner Roleplaying Game, Porcupine Publishing, julho de 2020 (tradução Tom McGrenery)
________Reeditado como La enseña del elefante y el guacamayo juego de rol, HT Publishers, junho de 2022
o A Bandeira do Elefante e da Arara: A Misteriosa Sesmaria de Dom Perestrelo, Devir Livraria, dezembro de 2018
________Reeditado como The Mysterious Demesne of Dom Perestrelo, Porcupine Publishing, setembro de 2021 (tradução Tom McGrenery)
o A Bandeira do Elefante e da Arara: Livro de Interpretação de Papéis – Guia do Participante, Devir Livraria, novembro de 2018
________Reeditado como The Elephant and Macaw Banner: Player’s Guide, Porcupine Publishing, março de 2018 (tradução Tom McGrenery)
o A Bandeira do Elefante e da Arara: Livro de Interpretação de Papéis, Devir Livraria, novembro de 2017
Romances
o A Bandeira do Elefante e da Arara, Devir Livraria, 2016
________Reeditado como The Elephant and Macaw Banner (inglês), Guardbridge Books. novembro de 2018
________Reeditado como La Enseña del Elefante e el Guacamayo: Belleza, Misterio y Magia (espanhol), Sportula. maio de 2018
Graphic Novels
o A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito, illustrações por Carolina Mylius, Devir Livraria, 2014
Outras Histórias em Quadrinhos
o The Tamarin Chronicles, illustrações por Jayhson Magnus, Webtoon, 2021-2022
Série de noveletas – A Bandeira do Elefante e da Arara
Edições em inglês: The Elephant and Macaw Banner
• The Catastrophic Ending (livro 11), julho de 2018
• An Audacious Affair (livro 10), dezembro de 2017
• The Dolorous Birthing (livro 9), junho de 2017
• A Minacious Appearance (livro 8), abril de 2017
• A Torrential Complication (livro 7), dezembro de 2016
• A Tumultuous Convergence (livro 6), abril de 2016
• A Preposterous Plight (livro 5), março de 2016
• An Inauspicious Visit (livro 4), fevereiro de 2016
• The Discommodious Wedding (livro 3), julho de 2015
• A Parlous Battle (livro 2), julho de 2015
• The Fortuitous Meeting (livro 1), julho de 2015
Edições em chinês (publicadas pela Douban Read): 雨林旧事
• 崎岖良缘 (#3), novembro de 2016
• 背水一战 (#2), novembro de 2016
• 不期而遇 (#1), novembro de 2016
Edições digitais em espanhol (publicadas pela Sportula): La Enseña del Elefante e el Guacamayo
• Confrontación Peligrosa (#2), (setembro de 2017)
• Encuentro Fortuito (#1), (abril de 2017)
Edições impressas em espanhol
• Encuentro Fortuito/Confrontación Peligrosa (#1), (março de 2018)
Revistas em quadrinhos – Starlit Adventures
Publicadas em chinês, inglês, espanhol e português:
•A Raíz do Problema, illustrações por Cássio Yoshiyaki, novembro de 2015
•Este Pássaro é Quente, illustrações por Cássio Yoshiyaki, novembro de 2015
•Pedras Pelo Caminho , illustrações por Cássio Yoshiyaki, novembro de 2015
Livros curtos
• The Faery Taile Project Book One, com Jim C. Hines, EUA, novembro de 2008
Ficção curta
• “Oscar’s Ghost”, Contos Pelo Rio Grande, maio de 2024
• “As Águias de Dois e Meio”, Crimes Fantásticos, junho de 2017
• “As Câmaras”, Tu, Frankenstein, novembro de 2014
• “Matar solidão a grito”, clicRBS, outubro de 2013
• “Fermentação”, Zero Hora, outubro de 2013
Reeditado como “Fermentation”, Daily Science Fiction (EUA), fevereiro de 2014
• “Um Pedaço de Madeira, uma Planície de Poeira” , Mundos Distantes, agosto de 2013
• “A Copa dos Mitos” , Brasil Fantástico, agosto de 2013
________Finalista do Prêmio Argos para Melhor Conto.
• “O Desconveniente Casamento de Oludara e Arani” , Duplo Fantasia Heroica 3, Devir Livraria. setembro de 2012
• “A Joia de Évora” , Ficção de Polpa: Aventura, dezembro de 2012
• “Hidalgo Vile and his Damn Monkeys”, Andromeda Spaceways Inflight Magazine (Austrália) #56, setembro de 2012
• “Geniuses”, Daily Science Fiction (EUA), novembro de 2011
________Reeditado em Rocket Dragons Ignite: Daily Science Fiction Year Two (EUA), 2013
• “A Batalha Temerária contra o Capelobo” , Duplo Fantasia Heroica 2, Devir LIvraria. agosto de 2011
________Reeditado como “Zuřivý boj Gerarda a Olundary s Capelobem” (República Tcheca), Pevnost, agosto de 2013
________Reeditado como “Lupta crâncenă împotriva monstrului Capelobo” (Romênia), Revistă Societatea Romana de Science Fiction si Fantasy, julho de 2014
________Reeditado como “A Parlous Battle” (EUA), American Monsters, Fox Spirit Books, dezembro de 2018
• “Cada história tem…” , Sagas 3, agosto de 2011
• “Dragon Dreams on Cardboard Wings and Tiny Scraps of Yellow”, Daily Science Fiction (EUA), novembro de 2010
________Reeditado em: Not Just Rockets and Robots: Daily Science Fiction Year One (EUA), setembro de 2012
• “The Fortuitous Meeting of Gerard van Oost and Oludara”, Realms of Fantasy (EUA), abril de 2010
________Finalista do Prêmio Nebula na categoria Melhor Noveleta
________Vencedor do Prêmio Realms of Fantasy Reader´s Award na categoria Melhor História
________Reeditado como “O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara”, Duplo Fantasia Heroica, Devir Livraria. dezembro de 2010
________Reeditado (audio) in StarShipSofa (Inglaterra) #180, March 16, 2011
________Reeditado como “Osudové setkání Oludary a Gerarda van Oosta” (República Tcheca), Pevnost, April 2012
________Reeditado como “Întâlnirea întâmplătoare a lui Gerard van Oost cu Oludara” (Romênia), Revistă de Science Fiction şi Fantasy românesc: proză, arte vizuale, critică şi teorie literară, julho de 2012
________Reeditado como “De Fortuinlijke Ontmoeting van Gerard van Oost en Oludara” (Holanda), SF Terra, julho de 2014
• “The Creation of God”, Burst (EUA), verão2008
• “Sky Dive”, Spaceports & Spidersilk (EUA) Vol 1.2, junho de 2008
• “Kroop and the Master of Games”, Beyond Centauri (EUA), janeiro de 2009
• “The Master’s Eggs”, Third Order (EUA), junho de 2008
• “The Perfect Couple”, Every Day Fiction (Canadá), 10 de dezembro de 2007
• “Between the ‘Sheets’”, Every Day Fiction (Canadá), 24 de setembro de 2007
________Reeditado em The Best of Every Day Fiction (Canadá), dezembro de 2008
• “Heart to Heart”, From the Asylum (EUA), Feb 2007
________Reeditado em Drabblecast (EUA) (áudio), #49, 30 de janeiro de 2008
• “Even Dragons Dance”, Forgotten Worlds (Escócia), #6, novembro de 2006
________Reeditado em: Universe Pathways (Grécia), #4, janeiro de 2007
________Reeditado como “Nawet smoki tańczą” (Polônia), Nowa Fantastyka, março de 2007
________Reeditado em Dragons, Knights, & Angels (EUA), 45, junho de 2007
________Reeditado como “Ακόμα και οι δράκοι χορεύουν” (Grécia), Συμπαντικές Διαδρομές, #10, dezembro de 2007
________Reeditado como “I draci tancují” (República Tcheca), Pevnost, #2, fevereiro de 2008
________Reeditado como “Selv drager danser” (Dinamarca), Himmelskibet, #17, julho de 2008
• “Wizard’s Study”, Beyond Centauri (EUA), IV.1, julho de 2006
• “Daddy’s Little Boy”, Deep Magic (EUA), #41, outubro de 2005
________Reeditado como “Ukochany synek” (Polônia), Nowa Fantastyka, março de 2006
Prefácios
o Baluartes, de Clinton Davisson, AVEC. 2023
o Tempo de Dragões, org. Valter Cardoso, Ale Dessena e Rafael Duarte), NLCAC. 2020
o A Mão que Pune – 1890, de Octávio Aragão, Editora Caligari. 2018
o Dionísio, de Jerri Dias e Pedro Zimmermann, AVEC Editora. 2015
o Famintos, de Leon Nunes, Projeto Passo Fundo. 2014
o Passado Imperfeitos, vários autores, Editora Argonatuas. 2012
Tradução (versões – português para inglês)
o “The Lady and the Poet”, by Walter Tierno, Sunspot Jungle Volume One: The Ever Expanding Universe of Fatnasy and Science Fiction, dezembro de 2018
o “The Best of the Three”, de Camila Fernandes, Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show (EUA), #59, outubro de 2017
o “Act of Extermination”, by Cirilo S. Lemos, The Mammoth Book of Dieselpunk (Running Press), julho de 2015
o “The Other Bank of the River”, de Camila Fernandes, Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show (EUA), #39, maio de 2014
o “By a Thread”, de Flávio Medeiros Jr., Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show (EUA), #27, março de 2012
o “Story with Pictures and Conversation”, de Brontops Baruq, Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show (EUA), #26, janeiro de 2012
Longas-metragens:
o Os Senhores da Guerra, de Tabajara Ruas, 2014
Gestão editorial(coordenação geral)
o Flagellum Amāzonis: A Ilha Abandonada, Devir Livraria, 2020
o A Bandeira do Elefante e da Arara: A Maldição de Ipaúna, Luciano Paulo Giehl, Devir Livraria, 2019
o A Bandeira do Elefante e da Arara: Livro de Interpretação de Papéis – Edição expandida, Christopher Kastensmidt, Devir Livraria, 2019
o A Bandeira do Elefante e da Arara: O Veneno de Yara’Raka, Jan Piertezoon, Devir Livraria, 2019
o A Bandeira do Elefante e da Arara: A Capitania Real do Rio de Janeiro, Luciano Campos Tardock, Devir Livraria, 2018
o A Bandeira do Elefante e da Arara: A Misteriosa Sesmaria de Dom Perestrelo, Christopher Kastensmidt, Devir Livraria, 2018
o A Bandeira do Elefante e da Arara: Livro de Interpretação de Papéis – Guia do Participante, Christopher Kastensmidt, Devir Livraria, 2018
o A Bandeira do Elefante e da Arara: A Lenda da Ave Dourada, João Beraldo, Devir Livraria, 2017
o A Bandeira do Elefante e da Arara: Livro de Interpretação de Papéis, Christopher Kastensmidt, Devir Livraria, 2017
o A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito, Christopher Kastensmidt e Carolina Mylius, Devir Livraria, 2014
Produção de games
o Alexandria IV (PC, Mac, Steam Deck, Xbox, 2024), Desenvolvedora: Time Galleon Studio, Publicadora: Time Galleon Visual Novels – Produtor executivo
o Batteries Not Included (Web, 2024), Desenvolvedora: Mad Mimic, Synthesis Studio, Publicadora: Synthesis – Studio Lead, Game design
o Natural Election (Web, 2023), Desenvolvedora: Synthesis Studio, Publicadora: Synthesis – Studio Lead, Original concept, Game design
o Polis (Web, 2023), Desenvolvedora: Synthesis Studio, Publicadora: Synthesis – Studio Lead, Game design
o Hyperball (Web, 2023), Desenvolvedora: Synthesis Studio, Publicadora: Synthesis – Studio Lead, Game design, Level design
o Proxima (Web, 2023), Desenvolvedora: Synthesis Studio, Publicadora: Synthesis – Studio Lead, Game design
o Monstrous Love (PC, Mac, Steam Deck, 2023), Desenvolvedora: Time Galleon Studio, Publicadora: Time Galleon Visual Novels – Produtor executivo
o I Did Not Buy This Ticket (PC, Mac, Steam Deck, Xbox, 2023), Desenvolvedora: Time Galleon Studio, Publicadora: Time Galleon Visual Novels – Produtor executivo
o Reverie Knights Tactics (PC, Xbox X|S, Xbox One, PS4, PS5, Switch, 2022), Desenvolvedora: 40 Giants, Publicadora: 1C Entertainment – Teste, Revisão de textos
o Wonderbox: The Adventure Maker (iOS, tvOS, Mac, 2021), Desenvolvedora: Aquiris, Publicadora: Apple – General Manager
o Starlit on Wheels (iOS, Android, 2019), Desenvolvedora: Rockhead Games, Publicadora: Rockhead Games – Escritor
o Starlit Adventures (iOS, Android, PlayStation Vita, PlayStation 4, 2015), Desenvolvedora: Rockhead Games, Publicadora: Rockhead Games, – Escritor
o Gone Amazon (Facebook, 2010), Desenvolvedora: Ubisoft Porto Alegre, Publicadora: Ubisoft – Diretor criativo, Game design, Textos
o Imagine Party Planner (Nintendo DS, 2009), Desenvolvedora: Ubisoft Porto Alegre, Publicadora: Ubisoft, – Roteiro
o Imagine Wedding Designer (Nintendo DS, 2008), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: Ubisoft – Original concept, Game design, Produtor interno, Textos
o Deer Hunter Tournament (Windows PC, Xbox 360, 2008), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: Atari, – Game design, Produtor interno, Escritor
o Wordscape Online Party (Windows PC, 2007), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: iWin – Produtor interno
o Boggle (Windows PC, 2007), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: iWin – Produtor interno
o Kellogg’s Football Tigers (Windows PC, 2006), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: Kellogg’s/Microtime – Produtor interno
o Deer Hunter 2005 (Windows PC, 2004), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: Atari – Game design, Lead designer, Produtor interno
o Deer Hunter 2004 (Windows PC, 2003), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: Atari – Game design, Lead designer, Produtor interno, Teste
o Trophy Hunter 2003 (Windows PC, 2002), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: Infogrames/Atari – Game design, Lead designer, Produtor interno, Teste
Gestão de conteúdos terceirizados – produtor associado (Southlogic Studios)
o Dark Sector (Xbox 360, Playstation 3, 2008), Desenvolvedora: Digital Extremes, Publicadora: D3
o Dora the Explorer: Dora Saves the Mermaids (PlayStation 2, 2008), Desenvolvedora: Totally Games, Publicadora: 2K Kids
o Flushed Away (Playstation 2, GameCube, 2006),Desenvolvedora: Vicious Cycle, Publicadora: D3
o Xiaolin Showdown (Xbox, 2006), Desenvolvedora: BottleRocket, Publicadora: Konami
o Scooby Doo: Who’s Watching Who? (Playstation Portable, 2006), Desenvolvedora: Savage Entertainment, Publicadora: THQ
o Hummer Badlands (Xbox, Playstation 2, 2006), Desenvolvedora: Eutechnyx, Publicadora: Global Star
o Curious George (GameCube, Xbox, Playstation 2, Windows PC, 2006), Desenvolvedora: Monkey Bar Games, Publicadora: Global Star
o Dora the Explorer: Journey to the Purple Planet (GameCube, Playstation 2, 2005), Desenvolvedora: Monkey Bar Games, Publicadora: Global Star/Take 2 Interactive
o “Crime Scene” (2004) (Game que aparece dentro do filme Meu Tio Matou um Cara), Desenvolvedora: Southlogic Studios/Casa de Cinema, Publicadora: Fox Films
Consultoria técnica (Intel Corp.)
o Pluft, O Fantasminha (Windows PC, 2000), Desenvolvedora: Z-Movie, Publicadora: Z-Movie
o Indiana Jones and the Infernal Machine (Windows PC, 1999), Desenvolvedora: LucasArts, Publicadora: LucasArts
o Blackout (Windows PC, 1999), Desenvolvedora: Trend, Publicadora: Trend
o Grim Fandango (Windows PC, 1998), Desenvolvedora: LucasArts, Publicadora: LucasArts
o Calculando (Windows PC, 1998), Desenvolvedora: Byte & Brothers, Publicadora: Byte & Brothers
o Aprenda Futebol com Zico (Windows PC, 1998), Desenvolvedora: Micropower, Publicadora: Micropower
o Lucas Viaja no Tempo (Windows PC, 1998), Desenvolvedora: Z-Movie, Publicadora: Z-Movie
o Wing Commander: Prophecy (Windows PC, 1997), Desenvolvedora: ORIGIN, Publicadora: Electronic Arts
Bibliografia de não-ficção
Livros didáticos
• KASTENSMIDT, C., Infraestrutura, Projetos e Multimidia, vol. 1, Curso Técnico de Programação em Jogos Digitais, SENAI, BRASIL, 2013
• KASTENSMIDT, C., Projetos de Jogos Digitais, Curso Técnico de Programação em Jogos Digitais, SENAI, BRASIL, 2013
Artigos acadêmicos
• KASTENSMIDT, C., “Reflexões sobre ficção interativa na sala de aula”, in Literatura Gaúcha: Cena Contemporânea (Orgs: Miguel Rettenmaier, Fabiane Verardi), Passo Fundo, BRASIL, 2021
• KASTENSMIDT, C., “Ficção interativa: tendências e aplicações”, in Novos olhares : leitura, ensino e mundo digital (Orgs: Ana Paula Teixeira Porto, Luana Teixeira Porto), Frederico Westphalen, BRASIL, 2017
• KASTENSMIDT, C., “O Roteirista de Mídias e a Sala de Aula: Observações e Apontamentos”, Literatura em Debate (URI/FW), Frederico Westphalen, BRASIL, 2017
• KASTENSMIDT, C., “The Formation of a Multimedia Reader-Writer”, Álabe – Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura (Universidad de Almería), Almería, ESPAÑA, 2017
• KASTENSMIDT, C.. “Um curto intermezzo: sexo no mundo dos games”, In: Cesar Augusto Barcellos Guazzelli, Rafael Hansen Quinsani. (Org.). Clio e Eros no escurinho do cinema. BRASIL, 2016
• KASTENSMIDT, C.; GALVÃO IGNÁCIO RAMOS DE SILVA, L.; LANGLOIS, P., “Projeto Tecendo Histórias, Traçando Idéias 2014”, Sustentabilidade, ciência e ética: responsabilidade ambiental, social, econômica e cultural / XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação. – Porto Alegre, BRASIL, 2015
• KASTENSMIDT, C., “Simone Saueressig and the Indigenous Fantasy Epic”, Foundation: The International Review of Science Fiction, #121, Liverpool, REINO UNIDO, outubro de 2015
• KASTENSMIDT, C., “Simone Saueressig and the Indigenous Fantasy Epic”, Loncon 3, the 72nd World Science Fiction Convention, Londres, REINO UNIDO, 2014
• KASTENSMIDT, C., “Apontamentos para o Estudo de Adaptações de Jogos Digitais”, Revista Translatio, No. 6, 2013.
• KASTENSMIDT, C., “From Brazilian folklore to speculative fiction: three recent approaches to integrating mythical characters”, LoneStarCon3, the 71st World Science Fiction Convention, San Antonio, ESTADOS UNIDOS, 2013
• KASTENSMIDT, C., “O novo paradigma em controladores de videogames: a remoção da prótese”, Anais do V Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia (Gamepad V), Novo Hamburgo, BRASIL, 2012
• KASTENSMIDT, C., “Os Impactos das Tecnologias nas Narrativas de Videogames: As Primeiras Décadas”, Anais do IV Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia (Gamepad IV), Novo Hamburgo, BRASIL, 2011
• KASTENSMIDT, C., “Tecnologias de contato: os impactos das plataformas dos jogos digitais na jogabilidade social”, Masters Thesis (dissertação), Social Communication departmente, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), BRASIL, 2011.
• KASTENSMIDT, C., “Ubiquidade de Jogos Digitais”, Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom 2010, Caxias do Sul, BRASIL, 2010.
• KASTENSMIDT, C., “Os Impactos das Tecnologias dos Jogos Digitais Multijogadores na Jogabilidade Social”, Sessões do Imaginário, Vol. 1, No. 23, BRASIL, 2010
• KASTENSMIDT, C., “The Communication Channels of Farmville”, Anais do IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2010), Florianópolis, BRASIL, 2010
• KASTENSMIDT, C.; ROGERS, D., “Game Developers from Non-Traditional Countries and the U.S. Retail Market: Market Description and Publisher Survey”, III Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (WJogos), Curitiba, BRASIL, 2004
• KASTENSMIDT, C., “An Efficient Solution for Controlling a Large Number of Independent, Command-Driven Units in Real-Time”, III Congresso Internacional de Tecnologia e Inovacao em Jogos para Computadores (in2Games), Curitiba, BRASIL, 2004
• DEWES, M.; KASTENSMIDT, C.; FRACASSO, E. “Características de Firmas Exportadoras de Jogos Eletrônicos”, Anais do XXVIII Encontro da ANPAD (EnANPAD), Curitiba, BRASIL, 2004
• KASTENSMIDT, C., “An Efficient Solution for Controlling a Large Number of Independent, Command-Driven Units in Real-Time”, Scientia, 15.02 (2004):127-131, BRASIL, 2004
White papers
• KASTENSMIDT, C., “Optimizing Floating-Point Intensive Code for the Pentium Pro and Pentium II Processors”, Intel Developer Services, 1997
• KASTENSMIDT, C., “Using the RDTSC Instruction for Performance Monitoring”, Intel Developer Services, 1997
Organizações e associações
• Co-idealizador e co-organizador da Odisseia de Literatura Fantástica (4 edições)
• Idealizador e co-organizador do Concurso Hydra (3 edições)
• Sócio, Associação dos Escritores de Ficção Científica e Fantasia dos Estados Unidos (SFWA)
• Sócio, ADJOGOS-RS
• Sócio, Associação Gaúcha de Escritores
• Sócio, Codex
• Sócio, Clube de Leitores de Ficção Científica